Trump nomeia ex-diretor de inteligência nacional para comandar a CIA.
- Estevão Luiz
- 13 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
Trump também indicou a governadora da Dakota do Sul, Kristi Noem, para chefiar o Departamento de Segurança Interna

O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira a nomeação de John Ratcliffe como diretor da Agência Central de Inteligência (CIA).
A notícia, divulgada pela Reuters, reforça a proximidade entre Trump e Ratcliffe, que ocupou o cargo de diretor de Inteligência Nacional (DNI) durante os últimos meses do primeiro mandato de Trump, de maio de 2020 até janeiro de 2021.
Ratcliffe, que tem experiência legislativa e no comando de inteligência, foi recentemente co-presidente do Center for American Security, um think tank alinhado às posições de Trump, e serviu como conselheiro de segurança nacional durante a campanha presidencial de 2024.
O indicado é reconhecido como um grande aliado de Trump. No Congresso, lutou em nome do republicano, ajudando-o, inclusive, a conduzir investigações sobre Hunter Biden, filho do presidente Joe Biden, e criticando repetidamente as investigações sobre os laços entre a Rússia e a campanha trumpista em 2016.
O histórico de Ratcliffe e sua relação próxima com Trump podem representar um fortalecimento da linha dura em segurança nacional, especialmente em questões relacionadas à China, Irã e apoio aos aliados tradicionais dos EUA. A confirmação de Ratcliffe no Senado provavelmente trará mais debates sobre a politização da inteligência e o equilíbrio entre a segurança nacional e os direitos constitucionais.







Comentários